Somos

Sistema do Poder Judiciário e do INSS integrados: vantagens para os segurados ou mais uma forma de lhes restringir direitos?

Total de acessos: 221
19 de Setembro de 2020
Por Fernanda Carvalho Campos e Macedo

Compartilhe agora

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe agora:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Na última terça-feira (08/09), foi anunciado através do Portal Dataprev a vinculação de sistemas entre o INSS e o Judiciário, que tem como objetivo a redução do volume de demandas judiciais que podem, eventualmente, ser resolvidas, a partir de um sistema concentrado de dados e informações sobre os cidadãos. “Ao final da implantação, prevista para final deste mês de setembro, a gestão processual do Poder Judiciário contará com a redução do trâmite processual, acesso aos dados dos cidadãos de forma on-line e, também, automatização das execuções judiciais.”

A integração dos sistemas se deu por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e teve como principal finalidade (segundo a matéria publicada no site da Dataprev) deixar o procedimento para concessão de um benefício previdenciário mais célere, objetivo e econômico, a partir da automatização de grande volume de processos em face da previdência social.

Conforme a matéria publicada, o presidente da entidade, Gustavo Canuto, afirma que “O objetivo central da empresa é possibilitar que os cidadãos possam exercer sua cidadania por meio da tecnologia. Esse é um momento muito importante pros nós. O benefício previdenciário é o Estado protegendo o indivíduo. Hoje é um pequeno exemplo do que a tecnologia pode fazer para que a política pública facilite a vida do cidadão e não a complique”.

Nossa advocacia espera, entretanto, que a finalidade exposta na parceria que se firma siga no caminho de, realmente, facilitar o acesso ao direito e não dificultá-lo, tal como vem sendo feito há bastante tempo (por leis e normas infra legais) e sob o comando de diversos governos ao longo dos últimos anos.

O que nos causou estranheza foi o fato de, na cerimônia de lançamento da parceria, estarem presentes representantes do CNJ, da AGU, da DATAPREV, do Ministério da Economia e ausente qualquer representante da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil.

Estaremos, portanto, atentos às eventuais novas tentativas de restrição a direitos dos segurados da Previdência Social, sempre sob a premissa constitucional de que “o advogado é indispensável à administração da justiça” (Art. 133 da CF/88).

 

Fernanda Campos – Advogada; Sócia Fundadora do Escritório Carvalho Campos & Macedo Sociedade de Advogados; Presidente do IPEDIS; Especialista em Direito Público; Trabalho e Processo do Trabalho; Previdenciário e Securitário; Professora, palestrante e Conferencista; Graduanda em Ciências Contábeis; Co-autora do Livro: Ônus da prova no Processo Judicial Previdenciário- Editora Juruá, 2018

Assunto do Contato: Sistema do Poder Judiciário e do INSS integrados: vantagens para os segurados ou mais uma forma de lhes restringir direitos?
Carregando...

Plantão 24h

O telefone de Plantão 24 horas é utilizado exclusivamente para casos de urgência, fora do horário comercial, tais como: internações em CTI negadas; prisão em flagrante; entre outros dessa natureza.

Para ser atendido, explique o caso por escrito pelo Whatsapp. Retornaremos a ligação em seguida.

Receba conteúdos gratuitos

Deixe seu comentário sobre nossos serviços

Nós, do Escritório de Advocacia CARVALHO CAMPOS & MACEDO SOCIEDADE DE ADVOGADOS, achamos de extrema importância conhecer a opinião de cada um dos nossos clientes e amigos para que possamos continuar aprimorando os nossos serviços e motivar os nossos colaboradores para, a cada dia, buscar incessantemente a satisfação integral de todos. Por isso, pedimos que clique no link abaixo e dê a sua opinião sobre o atendimento; sobre a capacidade, competência e honestidade dos nossos advogados e se recomenda os nossos serviços a que dele possa precisar. Desde já, ficamos muito gratos pela manifestação que, certamente, nos possibilitará ajudar cada vez mais pessoas a conquistar os seus direitos. Para dar sua opinião no google, recomenda-se que esteja conectado a alguma conta de e-mail do gmail. Caso já esteja, basta preencher o campo da mensagem e enviar a mensagem.

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato.

Cadastrado com sucesso!

Verifique seu e-mail para receber o contato de confirmação.