REVISÃO DA VIDA TODA VALE A PENA?

O Usucapião é uma das formas de aquisição do direito real de propriedade que pode se dar sem a necessidade de acionamento do Poder Judiciário ou com a necessidade da tutela judicial.

Procedimento Extrajudicial

O Procedimento cartorário de usucapião extrajudicial pode ser buscado quando se obtém a concordância dos envolvidos. Neste caso, não haverá “briga” ou “lide”, e o registro pode ser feito diretamente  pelo Oficial de Registro de Imóveis, sem a necessidade de uma sentença emanada do Poder Judiciário. Ou seja, caso o Oficial de Registro de Imóveis observe a presença dos requisitos legais para a usucapião, fará a transferência do imóvel para o novo dono/proprietário, independente de ordem judicial. Mesmo na via extrajudicial, a lei diz que será obrigatória a assistência de um advogado, que deverá assinar o requerimento feito em nome do interessado.

Procedimento Judicial

Pela via judicial, basicamente o advogado do interessado vai entrar com a ação,  pedindo para que o juiz declare o possuidor como dono/legítimo proprietário do imóvel pela usucapião.
O procedimento se desenrola no âmbito do Poder Judiciário, com toda a morosidade e burocracia que já é de conhecimento público.

Precisa falar com um de nossos consultores sobre o seu caso?

Ou nos chame agora

Se interessou sobre este ou quer
ler outros artigos publicados por nós?

Fale Conosco

Carvalho Campos & Macedo Advogados
Rua Santo Antônio, 42, Centro - Juiz de Fora/MG
Atendimento: (32) 3212-4083
Consultoria: (32) 3025-0329

© 2022. Todos os direitos reservados.